domingo, 13 de dezembro de 2009

Conselhos para mim...

Eu tenho mania de falar o tempo todo. É chato, eu sei, mas é verdade. Quando estou calada as pessoas já sabem que tem algo errado acontecendo. Uma vez me disseram que qualquer pessoa perto de mim fala pouco, e eu não posso nem me ofender. Fato. Eu acho que falo tanto porque eu penso demais. O tempo todo articulando algo, criando uma teoria para entender algo ou assimilar acontecimentos. A verdade é que sou uma pessoa que não consegue ficar calada, sem dar opinião, contar um caso ou dar conselhos. Essa é uma das minhas piores características: eu odeio receber conselhos mas, não consigo não dar conselhos. Horrível isso não é? Pensando (mais uma vez...) nisso, eu fiz uma lista dos conselhos que ninguém me dá, mas que todo mundo precisa ouvir, pois são de utilidade universal. Aproveitando o período de passagem de ano, vou me focar em 2010 para fazer a lista dos conselhos que podem ajudar a melhorar minha vida, mesmo que a principio não pareça algo tão importante. Eu entendo os motivos para cada um, então já é um bom começo...

1- Pegue uma sacola bem grande e abra o guarda roupa. Comesse juntando todas as roupas, sapatos e bolsas que não usa a mais de um ano e coloque nessa sacola, ou nessas, depende da quantidade de coisas. Se não usa algo a um ano, não voltará a usar. Acredite. Entregue a ou as sacolas para um fim generoso, alguém ou algum lugar que poderá repassar tudo para aquecer ou alegrar alguém. Nada traz mais energia positiva do que fazer o bem para o próximo.

2- Com água, sabão, flanela e seja lá o que mais for necessário, limpe todo o espaço que ficou desocupado, organizando novamente suas coisas, quarto ou casa. Faça o mesmo com seu carro ou mesa do trabalho, bolsa ou necesserie. Uma verdade é que as coisas ao nosso redor refletem o nosso estado de espírito. Uma vida desorganizada mostra uma pessoa com sentimentos confusos e em conflitos.

3- Continuando a faxina externa, passe para o passo mais importante, a faxina interna. É hora de reavaliar as relações, projetos e caminhos percorridos até aqui. É necessária muita sinceridade e coragem neste ponto. O desapego é uma tarefa difícil, mas é extremamente necessário para deixarmos para trás tudo que não nos prende e impede nosso progresso, sucesso e felicidade. Perdoar, esquecer, deixar ir ou mesmo, tomar a iniciativa de partir pode acarretar uma dor imediata, mas todas as dores passam um dia e a porta para a felicidade depende da chave da nossa determinação em busca da paz e do equilíbrio.

4- Busque contato com o que te faz feliz. A correria do cotidiano muitas vezes nos afasta do que nos completa de verdade e ficamos nos iludindo com pequenas mentiras, que servem muitas vezes de medidas paliativas para nossas dores. Se organize para a família, os amigos, o livro predileto, o lugar que te acalma, o reencontro com a fé. O importante manter contato com o que te mantém inteiro, quando tudo parece desmoronar.

5- Respire, conte até vinte quando dez não parecer suficiente. Meça as palavras, prefira calar ( meu maior dilema...) a dizer bobagens e correr o risco de magoar alguém, chore quando julgar necessário mas nunca por mais de um dia. A vida se renova a cada manhã e nossa fé, disposição e coragem, devem seguir o mesmo ritmo.

Se eu conseguir lembrar de tudo isso durante o ano de 2010, já será um grande passo. Mas eu sei que posso ser uma pessoa melhor, só preciso ser mais sincera com os meus motivos para deixar de ser tão fraca. Mas a fraqueza nos faz melhores e isso também vale pra nos fazer mais felizes. Nada é pior do que pintar a vida de cor de rosa e viver de mentiras.

Feliz Ano Novo para mim... lembre-se sempre disso Fernanda... rs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário