domingo, 20 de fevereiro de 2011

Sobre livros e sobre ler...


Algumas pessoas bebem. Outras fumam. Ainda existem as que usam drogas ilícitas. E por fim, tem as pessoas que bebem, fumam e se drogam: tudo para fugir de algo e encontrar paz e alívio em algum mundo distante da sua realidade. Compreendo totalmente essas pessoas. Na verdade as vejo sem qualquer tipo de censura, afinal, como diz a canção "cada um sabe a dor e a alegria de ser o que é". Vejo todas essas coisas/ações como ferramentas de fuga, já deu pra perceber. Eu também tenho a minha: a literatura. Leio compulsivamente, obcecadamente, paranoicamente. Leio sem qualquer tipo de preconceito, desde bula de remédio e lista telefônica a best seller da literatura mundial. Nâo me importa trata-se de um romance, ficção, terror, mistério, religioso, auto ajuda, poesia, histórico, novela, gibi ou mesmo acadêmico. Os livros são a minha paixão correspondida: eu me entrego a eles e eles me devolvem horas de completa satisfação, entretenimento e emoções... cansei de me surpreender derramando lágrimas pelas despedidas, rompimentos e reencontros gravados em linhas eternizadas num volume qualquer. Percebi também que desenvolvi a capacidade de conversar com os personagens enquanto leio! Eu questiono suas decisões, xingo e até festejo com eles... parece louco, eu sei, mas acredite, eu descobri que sou realmente feliz quando vivo uma vida imaginária, onde em 99% dos casos, o final é feliz.
Mas não, não me olhe assim... minha vida não é tão ruim quanto faço parecer. Talvez seja apenas a capacidade criativa dos autores que me fazem achar o mundo literário bem mais atraente que o meu mundo real... talvez seja isso. Talvez.

Um comentário: